Loteria Federal a Maior Pirâmide de Todas

Hoje estava pensando como o assunto sobre pirâmide está em alta na mídia impressa, Internet e na boca do povo e ao pensar nisso me veio a mente escrever sobre o que considero ser a maior pirâmide de todas, a Loteria Federal. É meu caro amigo ou amiga, a loteria federal pode ser considerada uma grande pirâmide e alguns até consideram que a loteria é uma farsa e das grandes ou  que a loteria é uma fraude.

Mas o objetivo deste artigo não é analisar se a loteria é fraude ou farsa mas sim demonstrar que a loteria federal é a maior pirâmide de todas. Você já parou para pensar no número de pessoas que jogam na loteria todos os meses ? Este número é enorme e quando a mega sena acumula então é uma loucura..

Porque a Loteria Federal é uma Pirâmide

Posso afirmar sem medo de errar que a Loteria Federal é uma Pirâmide porque milhões de pessoas pagam todos os meses por “nada”,  não existe produto, apenas a “Venda de um sonho de ganhar dinheiro”. Se pegarmos o caso do jogo mais famoso da loteria que é a Mega Sena, milhões  de pessoas jogam na esperança de ser o sortudo que vai ganhar, destes milhões que jogam apenas uma a 10 pessoas que acabam ganhando e isto quando alguém ganha, pois é muito comum ninguém ganhar e o “prêmio” acumular pro próximo mês…

Loteria Federal

Isto é produto ou apenas a venda de uma possibilidade de realizar um sonho ?

Li recentemente que o MP está investigando 10 empresas por suspeitas de pirâmides e algumas com certeza o são como algumas sobre as quais escrevi neste blog, porém o que me chamou a atenção é que em todas estas reportagens eles fazem questão de usar o mesmo texto ou variações deste texto para definir uma pirâmide:

” Um negócio que remunera sobre o valor das adesões, configura obviamente, uma pirâmide financeira”

Agora voltando ao assunto do artigo que é a Loteria Federal, olha que interessante a definição de pirâmide acima dada pelo MP, mídia e ABVED. Agora eu pergunto:

A Loteria Federal remunera os ganhadores com que dinheiro ? Resposta: Com o dinheiro pago pelos “compradores de sonhos”.Iisto caracteriza uma pirâmide financeira das grandes e o pior é que esta pirâmide nem tenta disfarçar colocando um “produto de faixada” pois realmente não tem produto algum por trás, as pessoas pagam e não recebem nenhum produto ou serviço em troca.

Alguns podem alegar que “recebem o bilhete”, mas o que é o bilhete se não que uma promessa  de realização de um sonho? Se pensarmos bem isto pode sim ser considerado um golpe, não muito diferente do que golpes que alguns picaretas tentam dar por aí vendendo coisas que não existem para pessoas simples..

Outro argumento que os defensores da loteria podem utilizar é que “o valor pago é pequeno”. Realmente 2 reais é um valor pequeno, mas isto não interessa, pirâmide é pirâmide independente de valor e mesmo o valor sendo pequeno, esta pirâmide legalizada pelo governo “cria muitos viciados”, são vários casos de pessoas que gastam muito dinheiro mensalmente na loteria e nunca ganharam nada, existem pessoas que já investiram mais do que o valor de um carro na loteria e casos extremos de pessoas que acabaram com seu casamento e se endividaram devido a esta grande pirâmide do governo..

Agora, querido amigo ou amiga, pense comigo:

Se eu ou qualquer pessoa resolvesse fazer um “esquema” onde cobraria um valor X de várias pessoas pra no final sortear o valor arrecadado para apenas uma pessoa que seria o grande ganhador ou ganhadora, podem ter certeza que isto seria considerado como ilegal e crime. Então porque no caso da Loteria Federal não ocorre o mesmo ?

A resposta é simples,  a Loteria Federal da Caixa é permitida porque o governo “mama” neste negócio e ganha muito dinheiro com isso, apenas por este motivo. Além disso há muitas suspeitas de que a Loteria Federal é utilizada para lavagem de dinheiro e outros fins ilícitos, porém como o objetivo deste artigo não é escrever sobre isso eu apenas vou colocar um vídeo abaixo que é muito interessante e mostra este lado “obscuro” da Loteria:

Então pessoal, está comprovado, a maior pirâmide do Brasil não é a Telexfree, BBOM, Priples, Blackdever ou qualquer outra empresa de MMN. Que fique claro que não estou defendendo nenhuma destas empresas, mas a maior pirâmide de todas que deixa todas estas outras no chinelo é a Loteria Federal da Caixa e o pior é que é uma pirâmide legalizada pelo governo.


15 Respostas para “Loteria Federal a Maior Pirâmide de Todas”

  1. Paulo disse:

    A loteria é um jogo de azar. As pessoas apostam sabendo que dificilmente vão ganhar alguma coisa. É mais provável morrerem do que ganharem.
    Além disso, o negócio não vai à falência.

    Já em empresas como Telexfree e Bbom, não existe condição de sustentabilidade. Qualquer “empreendedor”(pra não dizer pilantra) sabe disso. Sabe que se inventar um esquema, vai ganhar dinheiro através do prejuízo alheio. Então, sinto muito, mas as pessoas não podem e nem devem criar pirâmides financeiras.
    E mesmo que o governo esteja errado, não justifica fazermos o que não devemos.
    Não é porque 50 pessoas saqueiam um caminhão repleto de aparelhos eletrônicos que devo saquear também. Isso é furto.

    O Brasil está na lama por causa desse pensamento de maria-vai-com-as-outras: “Se os outros fazem algo ruim, vou fazer também”.

    Abs.

    • Daniel disse:

      Olá Paulo,

      Concordo em partes com suas afirmações, a loteria não vai a falência porque sempre existirão pessoas iludidas pelo sonho….O que não é muito diferente do que ocorre com “supostas oportunidades” por aí..

      Em relaçãoo a BBOM, Telexfree e outras eu não estou defendendo nenhuma delas, em minha opinião são pirâmide sim, mas a loteria também é, a diferença é que ninguém intervem porque há interesses do governo no negócio…

      Só complementando, os especialistas dizem que nas pirâmides, aproximadamente 15 a 20% das pessoas ganham dinheiro e as 80% não ganham ou ganham pouco. Isto apenas confirma que a Loteria é a maior pirâmide de todas, porque na Loteria onde milhões jogam percentual das pessoas que ganha dinheiro é de menos de 0,1%, ou seja, mais de 99,9% não ganham nada…

      Abraços,

      Daniel

      • celso disse:

        MEUS AMIGOS, SE NA TELEXFREE APENAS 15% OU 20% TIVESSE GANHADO DINHEIRO ELA JÁ TERIA QUEBRADO A MUITO TEMPO.. POIS OS DIVULGADORES MSM JÁ TERIAM PROCURADO O MP.. DEIXEM DE SER BURROS.. EU POSSO GARANTIR QUE 80% DOS DIVULGADORES TIRARAM O SEU DINHEIRO…SE VCS QUISEREM EU ENSINO A VCS COMO QUE FUNCIONA A REDE…..

        • Daniel disse:

          Olá Celso, tudo bem ?

          Amigo, sobre as % de 15 a 20% eu não afirmei nada neste sentido, apenas compartilhei informação que estão veiculando e de uma forma genérica, pois dizem que “em uma pirâmide” é o que normalmente ocorre, ok ?

          Abraços,

          Daniel

  2. Anderson disse:

    Daniel, não é meio óbvio que não tenha produto? Loteria é um jogo, ninguém aposta na loteria querendo um produto/serviço de volta. Quem aposta na loteria sabe que é um jogo e que está pagando por uma probabilidade de ganho. Só. Apesar de não gostar de jogos de azar, sinceramente não vejo a loteria como uma enganação. Os termos são claro, joga quem quer. Eu não jogo!

    Abraço!

  3. Ricardo Galli disse:

    Só queria registrar que a LOTERIA OFICIAL, Federal, além de distribuir a pouquíssimos o investimento de muitos, ainda por cima TAXA alto o imposto do JOGO DE AZAR OFICIAL, o que é outro engodo… Porque tão caro, só porque quem ganhou… GANHOU??? entrou de graça o imposto é alto?? Reflita então sobre URNAS ELETRÔNICAS e qual sua confiabilidade? sem provas, sem papel, sem abrir o programa para entendidos analisarem, tudo com a desculpa de que é secreto, SECRETO é também a realidade por trás dos números apurados.

  4. albilene disse:

    eu concordo com vc a loteria é uma piramide descarada todo as pessoas jogam e nao ganham, dizem ser um jogo, sempre o jogo a pessoa joga e ganha e as pessoas sabem que ganhou , na loteria nao tem produto e nem serviço e ninguem investiga é uma vergonha

  5. Tiago disse:

    AS LOTERIAS NÃO SÃO PIRÂMIDES! A pirâmide pressupõe que o lucro de quem está em cima depende da entrada de “peixes menores” mais embaixo na pirâmide, ou seja, mais pessoas entrem com dinheiro para que parte desse dinheiro suba degraus na ppirâmide e dê lucro a quem entrou antes no esquema. Nenhuma relação com as loterias, onde os prêmios são, sim, dependentes da quantidade de pessoas que jogam, mas quem jogou antes não tem mais oportunidade de ganhar do que quem fez a aposta depois, tampouco o dinheiro “investido” pelo último que chegou trará lucro a quem apostou antes. Até imagino que deva, sim, existir fraude nas loterias, principalmente na Mega Sena, a mais visada, na qual prêmios milionários frequentemente saem para apostadores de cidades pequenas de estados interioranos (apesar da lógica de haver muito mais apostadores nos estados da região Sudeste), o que cheira de longe a “laranjagem”. Mas, enfim, isso é divagação. O que é fato é que loteria não é pirâmide

  6. Elisa disse:

    Loterias realmente não são pirâmides. É possível verificar isso por se visualizar uma pirâmide, um aspecto triangular. Na pirâmide financeira a base final tem total prejuízo, e toda a parte acima recebe algo. Quanto mais acima na pirâmide, maior o lucro. No caso da loteria, você tem um plano, com milhares e milhares de pessoas contribuindo para alguém ou pouquíssimas pessoas receberem tudo. É como nossos bolões caseiros, de brincadeira. Onde todo mundo dá um real e no fim um só ganha. Enfim, isso não configura pirâmide.

    • Daniel disse:

      Olá Elisa, tudo bem ?

      Esta é sua opinião e eu respeito. Porém a Loteria não deixa de ser uma pirâmide, qualquer coisa que envolva dinheiro em um formato onde vários investem, ou seja, colocam dinheiro para que menos de 10% ganhe pode ser considerado pirâmide sim, e este é o caso da loteria na qual menos de 1% dos envolvidos ganham, os demais perdem dinheiro…

      Abraços,

      Daniel

  7. Rodrigo Zanatta disse:

    Se a loteria é ou não pirâmide, isso é irrelevante! Você tem que ver isso como algo cultural. Todos os grandes países tem sua loteria. E todas são iguais: muitos compram bilhetes e poucos ganham.

    Eu acredito ser sadio jogar de vez em quando. É um dinheiro que irá perder, mas pelo menos tem uma esperança de ser rico. O que há de errado nisso?

    Eu não acredito que exista fraude na empresa da loteria federal. Isso primeiro porque há o peso fiscalizador do estado. Segundo por questão de imagem! A loteria federal existe porque as pessoas acreditam nela. Mas… Isso não quer dizer que não existam fraude e a mais simples é a lavagem de dinheiro!

    Um zé ninguém tira a sorte grande e ganha 1 milhão. Sem saber como, alguém entra em contato e oferece a ele 1 milhão e meio pelo bilhete! Pra ele isso é ótimo! Mas para a pessoa que compra o bilhete, significa que o 1 milhão que receberá é totalmente limpo. Veja que a empresa não cometeu fraude!

    Também acho falácia criticar as loterias por casos de pessoas que destroem suas vidas nelas. Qualquer coisa que envolvam pessoas, dinheiro e emoções humanas, pode ter certeza que para alguém, isso dará merda! Se não fosse por isso, seria com bebida, mulheres, drogas, jogos de computador, carros, etc, etc, etc… Se alguém quer se destruir, as opções são ilimitadas :)

    Por fim achar que há uma conspiração do governo para recolher impostos com esse jogo legalizado é igualmente falso! O governo recolhe imposto em tudo que você imaginar e não imaginar!!! Esse dinheiro que entra são somente migalhas. Mas loterias é uma empresa única com regras únicas e o governo sim retira seus impostos dela. E porque o jogo do bicho não é legal? Apenas pq não paga impostos? Ué, se o governo quisesse dinheiro, bastaria deixar livre a criação desses jogos.

    O buraco é bem mais embaixo! Se houvesse mais que uma loteria, as leis de mercado fariam elas pagarem cada vez mais prêmios, diminuindo seus lucros. Elas precisariam ser criativas para arrecadar cada vez mais dinheiro e no fim, o que teríamos seriam coisas perto de cassinos.

    Mas enfim, as loterias vão sempre existir. Elas causam (indiscutivelmente )muito mais benefícios que malefícios. Odeio é ver esses piramideiros usando exemplo como a loteria para defender seus negócios…

    • Daniel disse:

      Olá Rodrigo,

      Bom, cada um tem direito a ter sua opinião, a sua é esta, mas a minha é de que a Loteria não é algo “benéfico”…

      Abraços,

      Daniel

      • Rodrigo Zanatta disse:

        Tem outra coisa que não falei, mas a loteria federal tem alguns programas sociais… Mas isso não é nada, apenas para melhorar a imagem.

        Já que to falando apenas das coisas boas, hoje vc ve uma lotéria em cada fim de mundo do brasil, e elas fazem muitos mais serviços a população além do jogo. Sempre falam: vai ao banco X ou qualquer lotérica…

        Bem, isso é sim uma coisa positiva. Mas você poderia argumentar que os cassinos construiram las vegas ao custo das perdas de milhares de pessoas… Há diferenças de número e grau..

        Loteria federal não é apenas o jogo, fique ligado nisso! :)

Faça um comentário