Erros Comuns no Marketing Multinível

Todo ano milhares de pessoas entram em alguma empresa de Marketing Multinível, porém a grande maioria das pessoas cometem alguns erros, principalmente aqueles que são iniciantes, mas não se engane, até mesmo os ditos “macacos velhos do marketing” ou “gurus do multinível” também acabam cometendo os mesmos erros que os iniciantes, são erros comuns no Marketing Multinível .

Vou mostrar aqui dois dos erros mais comuns que as pessoas cometem em Marketing Multinível, além destes erros que mais de 90% das pessoas envolvidas com empresas de Multinível fazem, muitos também duplicam para a rede como se fosse a maneira mais correta de conseguir sucesso e certamente não o é, pois o número de pessoas que conseguem algum tipo de sucesso com estas “técnicas” é muito pequeno.

Erros comuns no Marketing Multinível – Lista Quente

Este é o campeão, quase 90% das pessoas cometem este erro e o pior é que a maioria comete este erro pois foram “ensinadas pelo líder” de que é a maneira correta de se trabalhar. Eu mesmo já cometi este erro algumas vezes até aprender que simplesmente este método não funciona como o prometido.

Não estou dizendo que você não deva fazer sua Lista Quente, porém tem o momento certo de usar a lista quente e abordar seus amigos, parentes e conhecidos. Se você começar o trabalho apresentando o negócio no qual está envolvido diretamente  para as pessoas da sua lista quente a probabilidade de receber mais de 90% de nãos e queimar sua lista é muito grande.

A lista quente deve sim ser utilizada, porém tem o momento certo para fazer isto de forma a ter sucesso com seus contatos da lista quente, ou seja, não é a primeira coisa que você deve trabalhar, a única exceção é se dentro da sua lista você possuir contatos de pessoas que já fazem Marketing Multinível, neste caso não há problema em abordar estas pessoas já de imediato.

Erros comuns no Marketing Multinível – Abordagem

O segundo erro mais comum diz respeito a abordagem,  este erro é muito comum principalmente com os iniciantes pois ficam ansiosos em apresentar o negócio para outras pessoas e com isso na maioria das vezes abordam as pessoas de forma errada tentando explicar todo o plano de negócios e tudo sobre a empresa logo de imediato.

Este erro é fatal porque primeiramente as pessoas dificilmente entenderão o plano de uma vez, e também porque ao saber o nome da empresa e do que se trata podem ocorrer as seguintes situações:

  1. O contato pode pesquisar o nome da empresa na Internet, pesquisar sites e ver pessoas falando mal do Multinível no geral.
  2. O contato pode pesquisar e encontrar outras pessoas divulgando o mesmo negócio que você, talvez estas pessoas já estejam ganhando muito dinheiro no negócio e podem convencer seu contato a se cadastrar com ela e não com você.
  3. O contato pode falar da empresa para amigos e parentes que vão falar várias coisas negativas a respeito mesmo que não conheçam nada sobre a empresa e o negócio.

Estes 3 itens acima são verdadeiras armadilhas e uma vez que seus contatos caiam nestas armadilhas dificilmente você terá sucesso em cadastrar estas pessoas.

Tudo isto ocorre porque as pessoas tentam “acertar a tacada” ou “fazer o gol” de primeira. Se pensarmos num jogo de golfe por exemplo, iniciantes cometem este erro de tentar acertar o buraco com uma tacada só e ao fazer isso muitas vezes a bola cai em uma armadilha como um lago, areia, pântano, etc, ou seja, a probabilidade de se acertar com uma tacada só é muito pequena.

Diferentemente, os profissionais trabalham com “pequenas tacadas” desviando dos obstáculos e armadilhas no caminho até que cheguem ” de cara com o gol” para finalmente acertar o buraco. Este conceito das pequenas tacadas também pode e deve ser utilizado quando você for desenvolver qualquer atividade de Marketing Multinível.

Erros Comuns no Marketing Multinível

Não tenha pressa de falar com sua lista quente ou de apresentar o plano da empresa!

Ter atitudes apressadas falando do negócio que está desenvolvendo com todos seus amigos, parentes e conhecidos não vai te fazer chegar mais rápido ao dinheiro, pelo contrário você pode queimar sua lista e inclusive desanimar ao não ver resultados.

Ao efetuar uma abordagem errada em quase 100% dos casos as respostas que você vai obter são do tipo:

- Eu vou pensar a respeito.
- Vou pensar e depois te ligo.
- Vou falar com meu marido ( ou esposa ) e depois te retorno
- Me mande mais material por e-mail e depois conversamos
- Não tenho dinheiro para investir
- Não obrigado, este negócio é pirâmide..

Ou qualquer outra coisa parecida com as respostas acima. Uma vez que a pessoa deixe para amanhã pode ter certeza que o amanhã se tornará nunca em mais de 90% dos casos.

Caminho Para o Sucesso – Corrigindo os Erros

Neste momento você já viu quais são dois dos principais erros cometidos ao divulgar e trabalhar com empresas de Marketing Multinível. Talvez você mesmo já tenha cometido estes erros e deve até estar dando risada lembrando de situações parecidas com as que eu descrevi acima, se este é o seu caso você precisa corrigir estes erros o quanto antes!

1° Passo : Comece trabalhando com Contatos Frios

Você pode achar isto estranho pois vai na contramão de tudo que a maioria dos “especialistas” recomendam. Porém por experiência própria posso dizer que é o melhor caminho. Existem várias formas de se obter contatos frios, seja prospectando pessoas através de formulários de captura, colocando “chamadas com iscas” em grupos no Facebook que sejam relacionados a trabalho em casa, oportunidades e outros, ou colocando anúncios em jornais impressos por exemplo, em outro artigo pretendo detalhar este processo e ensinar formas de se capturar dados de  prospectos.

Por hora tudo que você precisa saber é que se você conseguir obter dados como e-mail e nome de pessoas interessadas em oportunidades de negócio, trabalho em casa ou qualquer outra coisa semelhante, você tem a possibilidade de trabalhar para “aquecer estes contatos”. Aquecendo os seus contatos, quando chegar a hora de apresentar a oportunidade em detalhes o percentual de sucesso no fechamento aumenta muito.

2° Passo: Abordagem de Aquecimento

Se você seguir o primeiro passo acima, conseguir dados de contatos frios, mas cometer o erro da abordagem, ou seja, de falar tudo da empresa e do negócio para estes contatos, não vai adiantar nada. É preciso também saber mudar a estratégia de abordagem de forma a aquecer seus contatos.

Uma forma de aquecer os contatos é mandar uma sequência de e-mails com informações que façam a pessoa a ter interesse em saber mais e mais, a tal ponto que após um contato receber um e-mail seu, fique ansioso para receber o e-mail do dia seguinte com mais informações.

Você pode fazer isto usando e configurando um auto-responder como o Aweber por exemplo ou pode fazer simplesmente enviando diretamente pelo seu e-mail, a dica é mandar um e-mail diferente a cada dia e sempre encerrar o e-mail com algo que faça a pessoa se sentir estimulada de ver o conteúdo do próximo e-mail.

Lembre-se, você não vai escrever nada sobre a empresa nestes e-mails. No primeiro e-mail por exemplo pode escrever sobre as vantagens de trabalhar em casa e como isso mudou sua vida, no segundo e-mail pode falar um pouco sobre como este tipo de trabalho te proporciona liberdade financeira e assim em diante,.

O ideal é mandar uma sequência de 5 a 7 e-mails para cada pessoa que você prospectou, no último e-mail o ideal é convidar as pessoas para uma apresentação de negócios para conhecer a empresa e o produto em si, esta apresentação pode ser presencial ou online, outra opção bem interessante é utilizar algum vídeo de apresentação no último e-mail.

Conforme as pessoas vão recebendo os e-mails duas coisas vão acontecer:

  1. Alguns não vão se interessar e vão parar de ler no meio do caminho. Normalmente estes são os curiosos apenas..
  2. Outros passarão pelo “funil” até chegar o momento de receberem informações completas sobre a empresa e negócio.

A grande vantagem de usar esta metodologia de trabalho é que você poupa tempo não desperdiçando energia com pessoas que estão apenas curiosas ou que não estão dispostas a trabalhar, normalmente as pessoas que passam pelo funil e chegam até o momento de conhecer a empresa e o negócio são pessoas que já estarão no mínimo uns 80% aquecidas e pré-dispostas a investir em um negócio que lhes dê uma oportunidade de trabalho em casa e de mudança de padrão de vida, com isto o percentual de fechamentos é muito maior.

Importante: Lembre-se, por mais que tenha sucesso no cadastro de várias pessoas o processo não acaba aqui, não basta recrutar é preciso acompanhar as pessoas que cadastrar e mais do que isso, é preciso replicar a sua forma de trabalho para estas pessoas para que consigam obter sucesso também, desta forma você estará com certeza trilhando um caminho de sucesso dentro do Marketing Multinível, isto independente da empresa que escolher para trabalhar.

Voltando a Lista Quente:

Qual o momento ideal para falar com as pessoas da Lista Quente? Hoje eu digo sem medo de errar que o momento ideal para isso é quando você já tiver trilhado o caminho acima e já estiver tendo algum ganho “substancial”, a partir do momento que você demonstrar alguns ganhos interessantes ficará muito mais fácil de deixar as pessoas da sua lista quente interessadas e as chances de sucesso aumentam e muito.

Hoje em dia com as facilidades das redes sociais isto fica mais fácil ainda, a partir do momento que estiver com um ganho interessante você pode por exemplo colocar no seu Facebook algo como:

- Meus Ganhos deste mês trabalhando em casa: R$2.000,00

Pode ter certeza que isto vai chamar atenção de muitas pessoas da sua lista quente que vão vir até você. Portanto veja a diferença no processo, em vez de você correr atrás das pessoas da sua lista quente, elas é que virão até você e já vão vir um pouco aquecidas, aumentando sua chance de sucesso e fechamento com estas pessoas.

Espero que estas dicas ajudem a você a melhorar seus números evitando os erros comuns no Marketing Multinível e  a ter sucesso em qualquer empreitada de Marketing Multinível!


Faça um comentário